segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Pequeno Príncipe

"[...] Vivi portanto só, sem amigo com quem pudesse realmente conversar [...]"

Livro: O Pequeno Príncipe (Le Petit Prince)

Autor: Antoine de Saint-Exupéry

Ano: 1943

País: Estados Unidos



Por mais que eu tenha vontade de ler e amo quando o faço, leio raramente... meu tempo é sempre cheio e quando tenho tempo tenho uma preguiça enorme de ler... com isso acabo indo ver filme mesmo, é mais confortável ler a legenda do que o livro.
Há bastante tempo ouvi falar em audiobook, que como o nome já diz, é livro em áudio... mas nunca dei muita atenção até ter uma epifania de que deveria e iria ler mais, mas como não tinha tempo, lembrei-me do audiobook. Procurei alguns livros que sempre tive curiosidade de ler e encontrei alguns em áudio, um deles foi "O Pequeno Príncipe", o arquivo .rar que encontrei pra baixar tem dois arquivos .mp3 com 16 minutos cada (16:04 o lado 01 e 16:40 o lado 02 - para ser mais exato).
Ouvi a primeira parte no final de uma tarde, quando estava saindo do trabalho e ouvi a segunda parte quando estava indo embora... eu realmente não consigo encontrar palavras pra descrever o que eu senti quando terminei de ouvir... foi mais ou menos como se mil facas tivessem entrado no meu corpo por todos os lados... foi como eu estivesse em um vasto campo de girassóis em um dia ensolarado... foi... intenso e único!
No dia seguinte, ouvi novamente as duas partes enquanto ia para o trabalho; quando voltava a noite; e quando ia no dia seguinte novamente... era de muito conforto e dor ouvi-lo, o que eu amava.
O livro é bem construído, a história é bem feita (apesar de eu achar que no áudio falta algumas coisas...). Tem frases intensas, diálogos do tipo "eu vou falar o que você já sabe mas nunca fez!". É simplesmente perfeito... sinto por não ter descoberto antes... muito antes!
Aprendi muito coisa com o livro, foi um "tapa sem luva". Toda vez que ouço eu descubro algo novo, eu entendo algo novo e/ou diferente, eu me sinto mais... diferente.

Meu personagem predileto é a Raposa (sem referências!), eu sou bastante parecido com ela, as frases dela são marcantes e ela tem... digamos... que a mesma necessidade que eu...
A maioria das personagens são ótimas, e a história é bem "viajada" por sinal... que é o que eu ainda não consegui assimilar com algo muito concreto, mas estou no caminho!

Bom, acho que é isso... é um livro perfeito que penso que todos os adultos deveriam ler/ouvir... realmente deveria ser obrigatória a leitura e a reflexão sobre este livro... recomendo demais da conta!!!

E eu encontrei também um usuário no twitter que posta falas do livro, achei interessante, se alguém quiser olhar é @OPeqPrincipe.

"[...] É preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas [...]"

Um comentário:

  1. O Pequeno Príncipe está na lista de livros que foram realmente especiais para a minha vida, livros que trouxeram perspectivas, livros que me deram lições e, principalmente, livros que "troxeram" pessoas.

    Ótimo post.

    Abraços!

    Até!

    ResponderExcluir